quinta-feira, dezembro 28, 2006

Até

Volto a atualizar em 02/01/2007, com novidades!
Feliz 2007!

quarta-feira, dezembro 27, 2006

The BOBs

Caro leitor,

Não quero ser chata, mas agora que você já está por aqui, que tal clicar no The BOBs e me indicar para a premiação de 2007. O Best Of The Blogs é o Oscar dos blogs e também uma lista dos blogs de referência. É uma premiação super séria. Além disso, no The BOBs vocês vão poder conhecer outros ótimos blogs do mundo inteiro.

Aguardo as indicações. Clique aqui.

Disciplinada

Gente, estou muito feliz com o meu blog. Cheguei ao Top 10! Mas o melhor mesmo é que estou muito mais controlada com o meu diabetes. Percebi que, depois que criei este blog, estou mais disciplinada, tenho tomado o remédio direitinho, todos os dias, tenho controlado melhor o horário das minhas refeições, tenho me percebido melhor, tomado mais consciência do meu estado.

Estou muito feliz com este resultado. Feliz com o reconhecimento. Feliz comigo mesma. Feliz com você.

Neste 2007, quero continuar com este projeto e ampliá-lo. Quero contar com você nesta jornada.

Obrigada.

Um 2007 doce com toda doçura que se pode ter nesta vida.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Mody

Nos últimos dias, desde domingo, tenho feito um controle mais rigoroso do meu diabetes. Comecei a usar aparelho de fazer o teste de ponta de dedo, esquecido na gaveta, sem bateria. E tenho constatado uma coisa estranha. Minha taxa é sempre levemente alta no jejum da manhã, mas a pós-prandial está sempre, sempre normal. Estou achando que tenho um tipo de diabates chamada de diabetes "mody", que se subdivide em seis tipos conhecidos. O meu tem características de diabetes tipo mody 2. O diabates mody é resultado de uma alteração genética.

O médico André Fernandes Reis, do Núcleo de Diabetes do Laboratório Fleury, explica detalhadamente o que é este tipo de diabates e como se caracteriza. No entanto, para ter certeza, é preciso fazer um exame específico, porém muito caro.

Você pode se informar melhor sobre este tal diabetes mody no site do Fleury.

Procure pelos sites especiais e você vai encontrar informações muito interessantes.

domingo, dezembro 17, 2006

Negação

Negar a doença é bem comum no caso de diagnóstico de diabetes, mais do que se imagina. E pode ser bem perigoso para o tratamento. Acho até que sofro um pouco disso, e por este motivo esqueço de tomar o remédio. É chato depender de remédio, ter de tomá-lo todo o dia.

Negar a doença é agir com displicência. Não tomar os cuidados básicos. Agir como se não tivesse nada.

Como hoje tenho mais consciência disso, tento agir de maneira mais sensata. Mas houve uma época em que eu andava meio revoltada. Para você ter uma idéia, cheguei a suspender o remédio, achando que eu não ia mais precisar dele, que podia me libertar dele. Resultado? Hemoglobina glicada lá em cima.

Tem gente que diz que eu sou exagerada no cuidado com a alimentação e insistem dizendo que um docinho não vai fazer mal. Prefiro evitar. Conheço diabéticos que comem doce escondido. Escondido de quem? Só se for de si mesmo. Tem quem diga que se comer com vontade não faz mal. Mas o pior é aquele que se faz de coitado, e aí a família fica "com pena" e "deixa" o diabético comer o tal doce, ou massa exageradamente. Isso acontece muito com crianças e idosos. Puxa, chantagem emocional é feio!

A melhor coisa é falar dessa sua dificuldade em encarar o diabetes como uma doença que merece cuidados. Fale com os amigos, com uma pessoa da sua confiança, mas não deixe de comentar com o seu médico. Ele pode te ajudar.

Aceite, encare, e tome os cuidados básicos. Vale a pena, por uma vida mais saudável.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Entre o resistir e o não resistir


Fui com uma amiga dar uma descontraída. Descontrair faz muito bem para o diabetes, quer dizer, para o controle. Fomos a uma lanchonete chamada Pop's, aqui na Rua Bela Cintra. Ambiente interessante, com decoração inspirada na pop art, boa música e cardápio idealizado pelo chef Cássio Machado.

Fechamos a noite no Havanna Café com um cafezinho clássico.

O problema de ir a uma lanchonete é resistir às tentações. São muitas. Mas o Pop's é diferente, porque tem umas coisinhas mais leves. Lanches de bagels, com opção integral. Foi o que eu pedi, e ainda vegetariano, com legumes grelhados. Quem quiser um cachorro quente pode também optar por pão integral.

O único problema ali é a batata chips que vem acompanhando o lanche. Pra mim, funciona assim: se não colocarem batata no meu prato, eu não vou atrás dela, mas se colocarem, eu não resisto e acabo papando tudo. Pois é, como eu esqueci de dispensá-las antes de chegarem à mesa já no meu prato, fui "obrigada" a comer tudo.


O Havanna já é outra história. Aquele lugar é terrível para alguém que não pode comer doce. É uma verdadeira tortura, por isso sempre sento de costas para a prateleira de alfajores e havanetes. Resisti bravamente, pedi só um café expresso, que veio acompanhado de bombom recheado de doce-de-leite, que levei para o meu marido de presente.

O bom desse passeio foi rir bastante, andar, porque fomos a pé, e deixar o lado doce da vida embalar o papo.

Quando for aos Jardins, não esqueça: o Pop's é uma boa pedida; e o Havanna, obrigatório.

Pop's Bagel & Coffee
Rua Bela Cintra, 1541, Jardins
(11) 3063-5232

Havanna Café
Fica na esquina da Bela Cintra com a Alameda Tietê.

domingo, dezembro 10, 2006

Pizza Saudável


Para os diabéticos e pra quem procura uma pizza mais natureba: Piola.

Eles incluíram no cardápio três pizzas de massa integral, com recheios super light. São eles: legumes com queijo, queijo cotage com rúcula e carpaccio, alcaparras e ricota.

Olha, vale a pena. A pizza é muito boa. A massa é fininha e saborosa e combina muito bem com os recheios propostos.

E esta dica vale não só para quem mora em São Paulo. O Piola também está no Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Santos e Campos do Jordão.

Site: www.piola.com.br

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Bronca

Puxa, hoje fui à médica e levei bronca. Minha glicemia de jejum não está lá muito boa: 141. Já a hemoglobina glicada: 6,7. É... preciso melhorar estes números aí. Por isso, agora vou ter de combinar dois medicamentos: glimepirida e metiformina.

Ih, Dra. Cíntia, agora é que o negócio complica. Tenho de lembrar de tomar dois remédios e não mais só um. Ah! Prometo que eu vou entrar na academia esta semana. Vou sim!

E tenho de confessar: hoje, fiquei sim um pouquinho triste por ser diabética. Snif! Mas passa. Viu? Já estou sorrindo novamente.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Hora da verdade!

Chegou a hora da verdade! Hoje vou colocar os meus exames em dia e ver como estou me comportando. Faz tempo que não faço meu controle. Estou meio desleixada comigo mesma. Que coisa! Vou lá e depois conto para vocês.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Exagerei!

É. Hoje, abusei. E foi ontem o dia em que eu até tinha desculpa melhor para abusar. Ontem, fui a uma festa infantil, mas me comportei muito bem. Pra não falar que não comi nada demais, comi meio brigadeiro. Mas durante o dia também comi direitinho e ainda caminhei bastante.

Hoje, dei uma andadinha. Fiz uma comprinhas, ando meio compulisva por compras. Seria para descontar o doce que eu não posso comer? Sei lá, vai saber.

O problema é que comi massa no almoço: lasanha. Três chopes e até um pedaço de bolo de brigadeiro, na festa da Laurinha. Mas é que não deu para resistir, tava muito bom o bolo da Rose, minha secretária. Ela tem uma mão ótima. E posso dizer? Foi um pecado que valeu a pena.

Amanhã, eu prometo: vou me comportar.

domingo, dezembro 03, 2006

Integrais

Fico feliz que os restaurantes e mesmo os de fast food estejam pensando seus cardápios de forma mais saudável. Trocar carboidrato simples por carboidrato complexo faz bem para qualquer um. Para diabéticos, então? Nem se fale.

Ontem, tive uma grata surpresa no Spoletto, porque eles oferecem uma opção integral de massa, o fusilli. Sem nem pestanejar, fiz o pedido. Muito bom. Vale a pena conferir!

sábado, dezembro 02, 2006

Só!

Só pra não dizer que não postei hoje. Bobagem!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Vida doce


Ontem à noite, senti cheiro de pipoca doce vindo do corredor. Pipoca doce? Taí uma coisa que eu acho que não vou mais sentir o sabor. Não tenho a mínima vontade, sabia? Tenho vontade de chocolate. Tenho vontade de brigadeiro, beijinho de coco, beijos de verdade (sempre!), casadinho, doce de nozes. Tenho vontade de pudim de leite, bombocado, alpino, trufa, doce de leite.

Há cheiro de pipoca doce no corredor. Consigo até mesmo sentir o sabor dela na minha boca, só pelo cheiro. Mas não preciso me certificar deste sabor. Não faço questão de pipoca doce. Também não quero algodão doce. Só quero a vida, doce!
Clicky Web Analytics