terça-feira, novembro 21, 2006

Diabética, eu?

Meu nome é Luciana e sou portadora de diabetes tipo 2. Resolvi criar este blog para ver se eu conseguia reverter para o lado positivo a minha doença. Deixa eu te contar. Descobri-me diabética há exatamente três anos. Não fiquei deprimida nem nada. Fiquei só assustada com o que eu mesma havia feito comigo. Por quê? Claro que há o fator genético, mas estar diabética também significava que o meu corpo agiu mal ao estresse a que foi submetido. Aquele ano foi difícil. Senti-me triste em ver como as pessoas agiram comigo, com falta de confiança e lealdade. Depositei todas as minhas angústias no meu corpo que, sob estresse, não resistiu e desenvolveu diabates mais cedo do que se esperava.

Como a minha mãe e meu irmão já eram diabéticos, saber que eu também era não me chocou tanto assim. Fiquei chateada, é natural. Principalmante pelo fato de eu ter sido sempre muito cuidadosa com a alimentação. Nunca abusei de doces, usava adoçante para adoçar o leite, tomava refrigerante sempre diet. Não gostava de fritura, nem de gordura. Meu único problema era, ou ainda é, minha queda acentuada por massa. Adoro massa! Achei que eu ia escapar de ser diabética, pelo menos enquanto jovem, em decorrência desta alimentação "quase saudável".

O meu pai era diabético, mas no caso dele era por ele ser gordo. Ou seja, se ele emagrecesse, ela ia embora. Comigo é diferente. Não estou no chamado grupo de risco. Quando descobri que estava diabética, estava em plena atividade física, tinha acabado de vir de uma reeducação alimentar, em que havia perdido 12 quilos, estava bonita, em forma, sentia-me bem. Ou seja, não era obesa, nem sedentária, não estava com mais de 40. Tinha apenas 29 anos.

É, fui aprendendo que o diabetes bate em outras portas, por motivos diversos. Criei este blog para esclarecer as pessoas disso. Estimular para que elas se cuidem e se amem. Dar dicas de como ser feliz sem comer doce, massa, açúcar... E de onde encontrar a melhor comida diet, as melhores opções.

Quero contar a minha experiência e estimular as pessoas portadoras de diabetes para que contem as suas. Também vou falar das minhas escapulidas. E vocês podem me dar bronca quando acharem que estou abusada.

Sejam bem-vindos ao meu blog.
Clicky Web Analytics