domingo, dezembro 17, 2006

Negação

Negar a doença é bem comum no caso de diagnóstico de diabetes, mais do que se imagina. E pode ser bem perigoso para o tratamento. Acho até que sofro um pouco disso, e por este motivo esqueço de tomar o remédio. É chato depender de remédio, ter de tomá-lo todo o dia.

Negar a doença é agir com displicência. Não tomar os cuidados básicos. Agir como se não tivesse nada.

Como hoje tenho mais consciência disso, tento agir de maneira mais sensata. Mas houve uma época em que eu andava meio revoltada. Para você ter uma idéia, cheguei a suspender o remédio, achando que eu não ia mais precisar dele, que podia me libertar dele. Resultado? Hemoglobina glicada lá em cima.

Tem gente que diz que eu sou exagerada no cuidado com a alimentação e insistem dizendo que um docinho não vai fazer mal. Prefiro evitar. Conheço diabéticos que comem doce escondido. Escondido de quem? Só se for de si mesmo. Tem quem diga que se comer com vontade não faz mal. Mas o pior é aquele que se faz de coitado, e aí a família fica "com pena" e "deixa" o diabético comer o tal doce, ou massa exageradamente. Isso acontece muito com crianças e idosos. Puxa, chantagem emocional é feio!

A melhor coisa é falar dessa sua dificuldade em encarar o diabetes como uma doença que merece cuidados. Fale com os amigos, com uma pessoa da sua confiança, mas não deixe de comentar com o seu médico. Ele pode te ajudar.

Aceite, encare, e tome os cuidados básicos. Vale a pena, por uma vida mais saudável.
Clicky Web Analytics