quarta-feira, outubro 03, 2007

Educação


Diabetes, seus sinais e sintomas em palestra aberta ao público na APM

Evento discutirá os aspectos da doença que atinge 10% da população adulta no Brasil


A Associação Paulista de Medicina promove, em 17 de outubro de 2007, a palestra Diabetes – Causas e tratamento. O encontro faz parte do Programa de Educação para Saúde, que é destinado ao público leigo, com entrada gratuita. O objetivo é esclarecer a população sobre os sinais e sintomas da doença, permitindo, assim, controlá-la.

“À medida que divulgamos mais informações sobre o diabetes, a procura por assistência médica é mais precoce e, claro, o diagnóstico também”, afirma o dr. Bernardo Lichewitz, especialista em endocrinologia e metabologia, diretor do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual e palestrante do encontro.

O que contribui para o desencadeamento do diabetes tipo II, o mais freqüente na população brasileira após os 40 anos, são o sobrepeso e o acúmulo de gordura, o estresse excessivo e o sedentarismo. Portanto, alimentação saudável e prática de atividade física são essenciais para combatê-lo. De acordo com o dr. Bernardo, na grande maioria das vezes, a doença é hereditária. Porém, mesmo quem herda a propensão pode não desenvolver sintomas.

Existem ainda outros tipos de diabetes, com diversas causas. Podem ser por pancreatite crônica, resultado de alcoolismo crônico ou mesmo por desnutrição, o tipo mais comum na região nordeste do país. A doença pancreática causada por acúmulo de ferro no pâncreas também provoca a pancreatite e, por conseqüência, o diabetes. Remédios para bronquite e alergia, como o cortisona, também podem desencadear a patologia.

Por fim, há o diabetes tipo I, com menor incidência do que o tipo II, que acomete principalmente crianças. Nesse caso, o tratamento sempre é baseado nas aplicações diárias de insulina.

A palestra trará discussões sobre o que é o diabetes, as principais maneiras de evitar que se exteriorize, o tratamento e a importância da dieta correta, exercício físico e mudanças de hábito, como diminuir o estresse e o tabagismo.

“Vale ressaltar que todo o tratamento do diabético deve iniciar com uma dieta de baixas calorias. Se ele for obeso, deve ser de 1.200 a 1.500 calorias por dia, aproximadamente. No caso do diabetes tipo II, uma alimentação saudável resolve 80% dos problemas decorrentes, dispensando o uso da medicação. É importante incluir fibras nas refeições, como folhas verdes e grãos, evitar pães, doces, massas e açúcares em excesso, bem como carnes gordurosas e queijo amarelo”.

Em se tratando das medidas terapêuticas, dr. Bernardo destaca ainda que a indicação é individualizada e leva em conta fatores como o tipo físico, entre outros.

Programa de Educação para Saúde
Diabetes – Causas e tratamento
Data: 17 de outubro de 2007
Horário: 14h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP
Informações e Inscrições: (11) 3188-4252 - eventos@apm.org.br

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

Postado também no novo endereço: http://vivercomdiabetes.wordpress.com
Clicky Web Analytics