sexta-feira, dezembro 22, 2006

Mody

Nos últimos dias, desde domingo, tenho feito um controle mais rigoroso do meu diabetes. Comecei a usar aparelho de fazer o teste de ponta de dedo, esquecido na gaveta, sem bateria. E tenho constatado uma coisa estranha. Minha taxa é sempre levemente alta no jejum da manhã, mas a pós-prandial está sempre, sempre normal. Estou achando que tenho um tipo de diabates chamada de diabetes "mody", que se subdivide em seis tipos conhecidos. O meu tem características de diabetes tipo mody 2. O diabates mody é resultado de uma alteração genética.

O médico André Fernandes Reis, do Núcleo de Diabetes do Laboratório Fleury, explica detalhadamente o que é este tipo de diabates e como se caracteriza. No entanto, para ter certeza, é preciso fazer um exame específico, porém muito caro.

Você pode se informar melhor sobre este tal diabetes mody no site do Fleury.

Procure pelos sites especiais e você vai encontrar informações muito interessantes.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Luciana!
Quero deixar os meus parabéns pelos artigos escritos no seu blog sobre diabetes. Também constacto que sou diabético tipo Mody devido às variações peculiares dos valores de glicémia ao longo do dia - tal e qual como referiu no seu post. Como estou a escrever desde Lisboa posso afirmar que aqui é realizado o exame do cariótipo (exame dos cromossomas) para despiste de eventuais anomalias genéticas. O exame é também caro aqui, mas, actualmente, têm sido levado a cabo uma série de projectos de investigação com esse objectivo em mente. Boa parte deles são privados, comparticipados pelo governo português e pela comissão europeia. O projecto parece ser coordenado ao nível nacional e ao nível europeu. E dentro de alguns anos espera-se o primeiro levantamento da população diabetes tipo Mody. Da minha parte desejo continuação de boas entradas no seu blog e que tenha muito sucesso na sua carreira carreira jornalística.

9/29/2007 10:07 PM  

Postar um comentário

<< Home

Clicky Web Analytics